sábado, 18 de setembro de 2010

Benefícios do consumo de água para saúde

agua

A água é a nossa maior fonte de vida, é um dos bens mais importantes para a nossa saúde.

Benefícios que o consumo de água pode nos oferecer diariamente.

- A água tem 0 caloria, portanto não engorda
- Contém nutrientes que não são encontrados em qualquer outro lugar.
- Hidrata naturalmente a pele, deixando-a viçosa e bonita.
- Ajuda na desintoxicação do organismo, aliviando o trabalho dos rins e evitando assim a formação de pedras. Essa ação desintoxicante e o fato de melhorar a circulação sangüínea previnem o aparecimento da temida celulite.
- A água faz com que os intestinos trabalhem melhor, tendo um bom funcionamento
- Beber pelo menos dois litros de água por dia evita rugas e o envelhecimento precoce.
- Ao contrário do que se pensa, a água com gás não dá celulite.
- Beber um copo de água em jejum, ao acordar, prepara o sistema digestivo para um novo dia.
- Estudos comprovam que as pessoas que tomam de 8 a 10 copos de água por dia, possuem significantes alívios de dores nas costas e juntas.

Como a água cuida da sua saúde:

  • Combate o cancro-Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.
  • Combate as infecções-Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
  • Cuida da boca-A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.
  • Regula o metabolismo das gorduras-Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorreto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.
  • Ajuda-a a ficar saciada-A água tem um efeito saciante e, portanto, faz com que comamos menos. Para além disso, como a água que bebemos está a uma temperatura mais baixa do que a corporal, o organismo tem de queimar calorias para poder aquecê-la.
  • Evita a retenção de líquido-Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa. Como cuida da sua beleza
  • Trava o envelhecimento-Com o passar dos anos, o nosso organismo perde cada vez mais água, o que afecta, sobretudo, a pele. No entanto, se bebermos o suficiente, o equilíbrio entre a água que possuímos e a que perdemos mantém-se, e a pele mantém-se jovem durante mais tempo.
  • Reforça a função protectora da pele-Para que se possa defender de agentes prejudiciais como o sol, o frio, o vento, a poluição ou as infecções, é fundamental que a pele mantenha um grau óptimo de humidade. Caso contrário, fica debilitada e exposta a todo o tipo de agressões, que a tornam irritável e sensível.

Uma água para cada necessidade:

  • A água mineral distingue-se das outras águas pelo seu conteúdo em minerais. Devemos analisar bem a sua composição para escolher aquela que é mais benéfica para o nosso caso.
  • Diuréticas-Águas com baixos níveis de sódio. Têm um reduzido conteúdo neste mineral (menos de 20 mg/l), pelo que são ideais para pessoas que sofrem de retenção de líquidos, hipertensão, doenças cardiovasculares ou problemas hepáticos.
  • Infantis-Águas de mineralização débil. A sua reduzida quantidade de cálcio (menos de 150 mg/l) faz delas a melhor escolha para a preparação de alimentos infantis (leites e papas).
  • Dietas Pobres-Águas de mineralização forte. Águas com resíduo seco superior a 1.500 mg/l, muito ricas numa grande variedade de minerais, pelo que são recomendadas para pessoas com carências nutricionais causadas por uma alimentação pobre.
  • Aperitivas-Águas carbónicas. O conteúdo em gás pode ser natural ou acrescentado, e serve para estimular o apetite.
  • Digestivas-Águas bicarbonatadas. Com mais de 600 mg/l de bicarbonatos, têm um efeito neutralizante sobre a secreção gástrica, reduzindo a acidez.
  • Para a anemia-Águas ferruginosas. Com um conteúdo de 1 mg/l de ferro, combatem a anemia e actuam sobre as doenças da pele.
  • Para os ossos – Águas ricas em cálcio e magnésio. Com mais de 150 mg/l de magnésio, contribuem para a mineralização dos ossos e dentes. São muito recomendáveis durante a menopausa.

Está esperando o que para beber mais (ou um pouco) de água?

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...