sexta-feira, 4 de maio de 2012

Chia: O Bum do momento


História da CHIA
As sementes de chia são um dos alimentos mais poderoso, funcionais e nutricionais do mundo, porque é uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, é a fonte vegetal conhecida como mais rica em Omega 3. Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispânica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na era pré-colombiana, as sementes de chia eram componentes das dietas aztecas, 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam sustentar um guerreiro que marchava durante 20h. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram também usadas como moeda.

Quem pode consumir Chia?
A Chia é para todas as idades; desde bebes (em idade de comer alimentos sólidos), até idosos.
Podem consumir mulheres grávidas, diabéticos e atletas de alto rendimento.
A semente de Chia é livre de glúten, baixo teor em sódio e não existe evidencia de alergia a este alimento.

A Chia favorece a redução de níveis de colesterol?
Cada um de nós responde de maneira diferente aos tratamentos. Fisiologicamente todos somos diferentes. Nem mesmo os médicos podem assegurar o efeito que causará um alimento ou medicamento em um individuo em particular. Entretanto, estudos com pacientes com colesterol e triglicerídeos altos, demonstraram que depois de uns três meses de consumir Chia (20 a 25 gramas diariamente), os níveis sanguíneos de colesterol LDL ou “ruim” e de triglicerídeos reduziram sensivelmente, até níveis normais, em torno de um 30%.

Posso perder peso com a Chia?
A Chia é um grande aliado nas dietas para perder peso, sem perder massa muscular, por sua alta concentração de proteínas de fácil absorção.
Devido a que a Chia absorve 12 vezes seu peso em água formando um gel ou gelatina, seu consumo produz uma sensação de saciedade por mais de 5 horas, reduzindo os desejos.
Os efeitos super hidratantes da Chia (derivados da mencionada absorção e criação do gel), fazem mais lenta a conversão dos carboidratos em açucares (muito benéfico para pessoas com diabetes).
Adicionalmente, a Chia é um alimento que contém muita fibra, incluindo uma alta porcentagem de fibra dietética (60% mais que o farelo), o qual ajuda também em dietas para perder peso.
Também dá um grande poder energizante (energia), útil para o exercício físico.
Uma colher de sopa de Chia contém ao redor de 80 calorias. Por exemplo, se consome uma colher de Chia com uma xícara de mamão e um iogurte sem açúcar, estará consumindo uma media de 195 calorias; um café da manha com baixa caloria e bem balanceado – com alta concentração de fibra dietética, vitaminas B1, B2 e B3, minerais e antioxidantes.

As sementes de Chia são orgânicas?
Não. Entretanto, nossas sementes são cultivadas sem pesticida nem substancias químicas, pelo que se poderia dizer que são semi-orgânicas.
Os processos utilizados para a colheita e limpeza são de primeira qualidade, e se fazem a base de movimentos de ar e peneiras para a limpeza de resíduos como a palha, etc.

A proteína da Chia é livre de glúten?
Sim, a diferença da maioria dos grãos, as sementes de Chia são naturalmente livres de glúten.

Pode prevenir o desgaste dos ossos?
Sim, devido a seu grande conteúdo de Omega três, o qual inibe o desgaste dos ossos. A Chia contém seis vezes mais cálcio que o leite e além boro, o qual fixa o cálcio nos ossos.
Por um teste clínico publicado no Diário inglês de Nutrição (95,3: 462-68 2006) se comprovo que a ingestão de ácidos graxos Omega-3 retarda a perda de osso (densidade mineral) associada com o envelhecimento.
Investigadores do Hospital da Universidade Técnica de Texas e a Universidade de Purdue administraram Omega 3 a ratos de laboratório e no final do período de tratamento, os grupos de teste tiveram um porcentagem de menor perda de osso.

Quanta Chia devo comer?
A Chia não é um suplemento senão um alimento, pelo que não existe uma dose específica como referencia nutriente. A quantidade que você consuma variará dependendo de suas necessidades e os fins para os que a utiliza – quer dizer, para reduzir o colesterol, para obter energia, como fonte de proteína e aminoácidos, antioxidantes, Omega 3, minerais, etc.

Contudo sugerimos:
Boa saúde: 1 colher ao dia (5 gramas) com água. 5 gramas ao dia darão a uma pessoa que já faz uma dieta saudável, o Omega -3 necessário e um bom equilíbrio energético.
Reforço saudável: 2 a 5 colheres ao dia (10 a 25 gramas) com água. 10 a 25 gramas por dia ajudarão a reduzir os níveis de colesterol e as dores causadas por inflamação e também uma contribuição energética e protéicas suficiente para idosos e atletas de alto rendimento.

Qual é a diferença entre Omega-3 em óleos de peixe e o das sementes de Chia?
A Chia tem o mais alto conteúdo natural de Omega 3: oito vezes mais que o salmão e maior a de qualquer peixe, algas marinhas, plantas e sementes, incluindo a linhaça, com a grande vantagem de que ao conter antioxidantes naturais, pode preservar-se por um tempo muito maior (até 5 anos) e não provoca o “característico” cheiro a peixe.
A Chia contem menor quantidade de sódio que outras fontes de Omega 3 proveniente de peixes (237 vezes menos sódio que o atum e 78 vezes menos que o salmão).
É um produto sustentável e ecológico. O alto conteúdo de óleos essenciais das folhas da Chia atuam como extremadamente potente repelente de insetos, evitando a necessidade de usar químicos (nocivos para o meio ambiente) para proteger o cultivo. 
O uso da Chia como fonte de ácidos graxos Omega 3 previne a depredação de abastecimentos naturais de peixes e elimina a acumulação de toxinas como a dioxina e o mercúrio que se acumulam no peixe.

Qual a diferença entre linhaça e Chia como fonte de Omega 3?
A Chia tem uma maior concentração de Omega 3 que a linhaça. É importante considerar que ao contrario da linhaça, a Chia não contém substâncias antagônicas a vitamina B6. Especialistas questionam o consumo da linhaça, enquanto que afirmam que tais efeitos antagônicos - os quais inibem drasticamente os níveis da vitamina B6 no corpo, cardio - coronárias se associam com riscos de doenças fatais e apoplexia.
_______________
NOTA: O consumo da linhaça está proibido na França e na Itália e limitado na Alemanha, Suíça, Bélgica e nos Estados Unidos. A Chia é um produto milagroso?
Não, pode parecer que por suas extraordinárias propriedades, a Chia é um produto milagroso, no entanto a Chia é um milagre da natureza. Por sua carteira nutriente é considerado um dos alimentos mais equilibrados e um dos segredos mais bem guardados em nutrição. 


COMPARATIVOS

É o alimento que contém: 
  • 700% mais ômega-3 do salmão do Atlântico 
  • 100% mais fibra do que qualquer folha de cereais 
  • 800% mais fósforo do que o leite todo 
  • 500% mais cálcio do que o equivalente-leite 
  • 1400% mais magnésio do que de brócolis 
  • 100% a mais potássio que as bananas 
  • 200% mais ferro que o espinafre 
  • 300% mais selênio do que o Lino 


Tem efeito de saciamento.
Todos os aminoácidos essenciais. 
mais antioxidantes do que arandanos! 
Nossas sementes chia contêm um registro de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, proteína de alta qualidade, vitaminas, antioxidantes e minerais. 
Estudos mostram que as sementes de chia podem ter um efeito favorável sobre as seguintes questões: 
Colesterol, obesidade, doenças cardíacas, diabetes, depressão, dentre outras. 




Os 55 benefícios comprovados de saúde de omega 3

PROTEÇÃO CARDIOVASCULAR
1. Níveis altos de triglicéridos
2. Aterosclerose
3. Os coágulos de sangue anti-trombóticos.
4. Níveis baixos de colesterol HDL
5. Desequilíbrio do Colesterol 
6. Pressão Arterial Elevada
7. A morte súbita arritmia-
8. Repita os ataques de coração
9. Estenose angioplastia e cirurgia de coração aberto
10. Hipertensão
11. Os ataques cardíacos.

SISTEMA NERVOSO
12. Agressividade, comportamento anti-social
13. Autismo
14. Baixo quociente de inteligência em crianças
15. Declínio mental
16. Demência
17. Depressão e humor
18. Depressão pós-parto
19. Transtorno Bipolar
20. Disfunção Cognitiva
21. Déficit de Atenção-ADD e ADHD
22. Disfunção endotelial
23. Doença de Alzheimer
24. Temperamento da criança e adulto
25. Dificuldade de concentração
26. Memória fraca
27. Subdesenvolvimento do cérebro infantil

INFLAMÁVEL
28. Artrite
29. Artrite Reumatóide
30. Asma
31. Com a aspirina controle melhor da inflamação
32. Bad articulações
33. Osteoporose
34. A inflamação geralmente importante indicador do envelhecimento
35. Gota

OUTRAS
36. Acne
37. Queimaduras solares, câncer de pele
38. Câncer Cervical
39. O câncer de mama
40. Câncer de Próstata
41. E câncer de fígado gordo
42. Degeneração macular, danos à retina cegueira
43. angina instável
44. Diabetes tipo 2
45. pele unhas, cabelos e mau
46. Envelhecimento acelerado
47. Lúpus
48. A metástase do cancro
49. Prematuros
50. Resfriados, gripes
51. Todos os cânceres
52. Psoríase
53. Síndrome do olho seco
54. A visão ruim
55. Várias doenças dos animais



Fonte: Sementes Oraci
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...